quarta-feira, 21 de julho de 2010

(Des)Educação


Ao saírmos do ventre de nossa mãe, nos tornamos alvos fáceis deste lugar que chamamos de Mundo. Nossos pais tornam-se nossos escudos, são eles quem irão desviar os mísseis que serão lançados contra nós desde o primeiro segundo que passarmos a respirar neste território.

Seguindo o papel da evolução humana, nossos pais terão a difícil tarefá de nos (des)educar. Porém, a educação que teremos até o nosso último suspiro, não virá apenas de nossos geradores, mas de diversas direções: escola, amigos, familiares, televisão, internet...

Durante nossa jornada, com nossa experiência ao longo dos anos, teremos milhares de opções de quais caminhos seguir, sempre de mãos dadas com nossa (des)educação. Quando criança,temos as raízes fincadas aos nossos pais, que sempre (ou não), irão nos mostrar o caminho das pedras (ou não).

O que podemos ver atualmente, são crianças cada vez mais crianças e crianças cada vez mais adultas. Difícil entender esta contradição? Não! Basta olharmos para os quatro cantos e enxergarmos cada vez mais as lágrimas de crocodilos que caem das crianças (des)educadas nesta geração. Lágrimas estas, derramadas destas crianças que "choram" por não ganhar um celular com câmera igual ao do coleguinha do colégio, lágrimas que caem como cachoeira quando não ganham um computador com centenas de funções, litros de choro são derramados quando não ganham um tênis com um "sinal de positivo"(...)
(...) muito diferente daquelas crianças que realmente choram lágrimas verdadeiras e compreensivas quando não possuem o que comer,quando vêem seus pais sem trabalho, quando flagram a perda de familiares e amigos na porta de sua casa humilde ao som de disparos.

Nossas crianças, que dizemos ser o futuro da nação, são educadas com sanduíches ao sabor "gordura", com refrigerantes com gosto de detergente, são educadas a sempre ter o bom e o melhor, são (des)educadas com pais que não os preparam a sobreviver nesta guerra chamada Terra.

Ah, que bom! Ah que bom sería se tívessemos uma educação à Oriental!!! Como as crianças da Coréia do Sul,que aprendem logo cedo como serem vencedores na vida, que aprendem a não chorar com o frio, que aprendem a não chorar com um "NÃO!", que aprendem a serem homens desde pequeno, não homem no sentido "másculo", mas no sentido disciplinar.

Não vamos interpretar como um sentido militar as palavras contidas aqui, vamos interpretar em olhar para o Mundo que a maioria das pessoas não quer ver mesmo sabendo que existe. Um Mundo, não longe daqui, onde crianças brigam por um pedaço de pão e estão quilos e mais quilos abaixo de seu peso ideal.
Que estas crianças sejam educadas, não deseducadas.

O Mundo agradece. Principalmente estes futuros homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário